Qual o assunto da futura seção “Trama dos fatos”?

A seção “Trama dos fatos” será acessível como subseção no menu “Política, valores e eficácia”.

O simples levantamento e descrição de fatos, e mesmo a detecção de relações entre eles, nunca são suficientes para uma boa compreensão da realidade, por duas razões. Primeiro porque na verdade não há nada de simples nessas atividades de pesquisa, e apesar das aparências, elas envolvem altíssimo grau de subjetividade, de modo que sua pretensa “objetividade” não ultrapassa muito os limites da retórica — uma retórica da objetividade. E em segundo lugar, porque “compreender a realidade” não basta. Não é suficiente para nos inserirmos nela como efetivos agentes humanos, e tem bem pouco sentido para nossa vida sem isto.

Entretanto, quem é que disse que a retórica da objetividade (esta mesma inaugurada em política por Maquiavel) não tem os seus méritos, seu valor, sua importância? E mais do que isso, até mesmo sua… objetividadeSim, porque sem ela, que outro recurso teríamos à nossa disposição que fosse ainda menos contaminado pela subjetividade? — Na verdade, como veremos, há outros recursos na busca da objetividade, mas que não substituem o levantamento e descrição dos fatos.

São recursos que costumam atuar bem em conjunto com a pesquisa empírica — inclusive estatística — de dados e fatos diretamente observáveis, e não substituindo-a… e que inclusive acabam quase sempre se reduzindo a um conjunto de ferramentas auxiliares ou complementares nesse levantamento descritivo e também estatístico de fatos e dados.

O que faremos nesta seção, então, é a coleta (por exemplo estatística) e descrição (incluindo análise qualitativa) de dados e fatos sobre a realidade social e política do Brasil e do mundo — abrangendo também questões econômicas e tantas outras quantas forem necessárias a uma visão mais completa e concreta das coisas. E iniciaremos aqui também uma primeira análise filosófica desses dados, começando por examinar suas possíveis relações e interações, a partir de certos conceitos que venho desenvolvendo em filosofia, para que sirvam de base mais consistente a essas nossas interpretações () mais profundas e consistentes (que serão sobretudo de caráter político-filosófico e estarão no site ProjetoQuem).

 

Deixe uma resposta