• *PROPOSTA DO BLOG*

    O Blog Quemdisse visa uma postagem inicial mais ágil, descompromissada e espontânea sobre meus pensamentos e assuntos de momento, para um powterior exame mais aprofundado na “euciclopédia” ProjetoQuem (enciclopédia filosófica e interdisciplinar online, de vocação crítica e social, informativa mas com posicionamentos).

sobre ensinar, aprender e viver (de março de 2013)

Viver (ensinar e aprender) é um jogo. A gente começa aprendendo, depois acha que está ensinado, depois aprende a ensinar, depois aprende que sempre se aprende a ensinar, e aí a gente se dá conta de que na verdade, está mais aprendendo do que ensinando. E também que a maior parte do que a gente vai gravando como conhecimento nessa vida, a gente grava “nos outros”, e mesmo isso, ainda é “aprender” bem mais do que “ensinar”. Porque “gravar-se” nos outros é gravar em si mesmo um modo de gravação, a ação expressiva bem ou mal se grava em nós, vira reflexão e repertório de mais reflexão. E porque os “outros” estão fora de nós, são diferença e fazem a nossa expressão se diferenciar de nós mesmos. Relêem a gente no próprio modo como vão recebendo a gravação.

 

Podemos gostar da releitura ou não. Mas logo nos damos conta de que a gente é também o “outro” em que cada um desses nossos “outros” se grava. É quando se percebe a idade, e que nessa vida, tudo é um grande jogo educacional…nada mais.

 

Nada mais?

 

29/Mar/2013

Tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • O Blog Quemdisse foi projetado para integrar-se ao site ProjetoQuem e a um conjunto de outras atividades minhas (João Borba) na net. Esse conjunto de atividades online tem o mesmo título geral “Projeto Quem” — e conta com o aconselhamento técnico do web designer, programador e SEO Tomé Borba, ao qual agradeço sobretudo a paciência com minhas excentricidades e teimosias.